quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tour de France: as bicicletas dos campeões

Maurice Garin, 1903
A La Française, 18Kg, sem marchas (52×19), fixa e sem freios.
A prova teve 2.428Km e uma média horária de 25,679Km/h.

Nicolas Frantz, 1927
A Alcyon pesava somente 11,5Kg. A novidade eram as duas engrenagens na roda traseira, uma para o plano e outra para as montanhas (lembrem-se: o ciclista precisava parar, tirar a roda e virá-la para fazer a troca de marcha).
A prova teve 5.398Km e uma média horária de 27,224Km/h.

Gino Bartali, 1938
A Legnano não tinha redução de peso com relação a de Frantz, mas podemos observar um rudimentar desviador traseiro e um suporte de bidón no guidão.
A prova teve 4.695Km com uma média horária de 31,505Km/h.

Fausto Coppi, 1952
Sua Bianchi também não evoluiu no quesito peso, porém já é possível ver as alavancas de marchas no quadro e uma estética que se assemelha as bicicletas dos anos 70.
Essa edição do Tour apresentou 4.898Km e o italiano venceu com uma média de 32,233Km/h.

Jacques Anquetil, 1962
Essa jóia com o mítico quadro Reynolds pesava pouco mais de 10Kg (realmente leve se pensarmos que isso aconteceu há quase 50 anos atrás), câmbios no quadro, prato duplo. Olhando as bicicletas que foram construídas até os anos 80, pouquíssimas modificações.
4.274Km de prova com uma média horária de 37,317Kmh.


Eddy Merckx, 1972
A Primeira-Dama das bicicletas pesava menos de 10Kg e já usava titânio em algumas partes. Uma peça de museu, linda!
Com apenas 3.846Km o Canibal venceu a prova com 35,514Km/h de média.

Bernard Hinault, 1985
Também com menos de 10Kg, a novidade dessa bicicleta eram os pedais automáticos tão comuns hoje em dia. O Texugo usou protótipos de carbono em algumas etapas.
4.109Km de prova e uma média de 36,232Km/h.


Miguel Indurain, 1993
A sua Pinarello tinha quadro de alumínio e pesava 10,6Kg (mais pesada portanto que a de Anquetil, Merckx e Hinault) e muitíssimo mais pesada que as bicicletas usadas pelos seus rivais, como Zulle e Rominger, que já haviam adotado o carbono.
Prova com 3.714Kg e o Miguelón fez uma média de 38,709Km/h.


Lance Armstrong, 2002
Sua Trek pesava pouco mais de 8Kg, carbono em quase toda parte. Uma bicicleta moderna até hoje.
3.462Km foi a extensão da prova. Média de 42,174Km/h.
 Outras bicicletas entram na lista após seu “motor” vencer no mínimo 5 edições.

 Fonte: magliarosa

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