terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dica para a Globo: Como filmar uma prova de ciclismo

por Henrique Andrade.

Pessoal, longe de mim dar uma de sabixão no que diz respeito a cobertura de provas de ciclismo. Mas como nós ciclistas somos acostumados a assistir Tour de France, Giro d’Itália, Clássicas e várias outras corridas que são muito bem filmadas, acabamos tendo uma certa noção do que é uma boa filmagem de corrida de bike.
Quando assisti a cobertura da Rede Globo sobre a Copa da República de Ciclismo em Brasília, senti falta de algumas imagens, que geralmente estão presentes na maioria das coberturas de provas lá fora. Isso é normal, uma vez que não temos tradição em televisionar competições como essas, portanto, não existem especialistas no assunto nas emissoras de TV.
Acredito que dando alguns exemplos do que vemos em outros locais, derrepente podemos ajudar em algumas coisa…. Quem sabe né??? Vai que alguém da Globo lê esse troço aqui!

Pontos principais.

Apesar de estarem muito bem equipados para a filmagem, faltou para a equipe que fazia a cobertura, a ideia de quais imagens mostrar. Usando como exemplo o que vemos lá fora, vamos a alguns pontos principais.

Filmagem com helicóptero.

A Globo levou um helicoptero para a prova, o que é excelente, uma vez que é indispensável para uma boa filmagem de um pelotão, boas tomadas aéreas. Porém, as tomadas mostradas eram sempre muito distantes. Parecia que a câmera não tinha zoom.
O pelotão sempre aparecia como uma minhoca esticada na pista, o que é uma imagem legal, mas é interessante que se faça algumas filmagens mais próximas.

Imagens Rede Globo
Isso é extremamente importante, uma vez que o trabalho de equipe, que é a coisa mais importante do ciclismo, pode ser melhor evidenciado, quando visto de cima. Já que podemos ver os uniformes iguais se movimentando dentro do pelotão. Mas para que isso seja possível, é preciso que a imagem seja de cima para baixo e próxima. Se não, é impossível ver qualquer coisa.
Por isso é interessante colocar imagens variadas feitas pelo helicóptero. As imagens mais importante de uma prova, são feitas pelos helicópteros.
Vejam o exemplo do vídeo abaixo. 
 







 

 

 

 

 

A chegada

A chegada de uma corrida de ciclismo quando o pelotão está compacto, sempre conta com um trabalho de equipe extremamente complexo e interessante. Além de ser o momento mais emocionante de uma corrida.
Durante o sprint da Copa da República, a única imagem que vimos, foi uma imagem lateral e muito próxima dos sprinters, o que acaba deixando fora da cena tudo o que está sendo feito pelas equipes. 

Imagens Rede Globo
A chegada deve ser filmada por cima (helicóptero novamente) e pela frente. Como já foi dito, o helicóptero mostra de forma muito evidente o trabalho complexo das equipes (mas tem que filmar de perto). A imagem de lado acaba não mostrando nada e as pessoas ficam sem entender o que está acontecendo.
Vejam o vídeo abaixo


As fugas

Mais uma vez o helicóptero e as imagens frontais são muito importantes e as laterais secundárias. A fuga depende da distância que um ciclista consegue ganhar do pelotão. Na hora do ataque que gera a fuga, é importante conseguir colocar na imagem o ciclista escapado e o pelotão.
Portanto, filmar de frente, mostra o ciclista ou a fuga e o pelotão atrás. A imagem aérea também dá uma excelente noção de qual foi a distância existente entre a fuga e o pelote.
Vejam o exemplo desse vídeo


Fonte: PraQuemPedala






Nenhum comentário:

Postar um comentário