quinta-feira, 26 de maio de 2011

10 Desculpas esfarrapadas para não se aventurar

"Quantas vezes você, ilustre leitor e aventureiro, não ouviu todo tipo de desculpa quando convidou alguém para pedalar, correr, remar, escalar ou ver o pôr-do-sol do alto de uma montanha? Ou pior, quantas vezes você – você aí, não se faça de desentendido! - não usou uma dessas desculpas meia-bomba para evitar suar a camisa? Será que você - você aí, meu chapa, sentado na frente do computador, latinha de coca-cola na mão, pacote de bolachas aberto! - não está usando exatamente uma dessas desculpas para continuar chocando? Pois vejamos.

Colecionei, ao longo dos anos, uma lista com as dez ladainhas mais populares, aquelas que parecem absolutamente indestrutíveis a olho nu - as chamadas "desculpas perfeitas"! - para não levantar da poltrona.

Sinto informar, ilustre Dr. Pijama e Pantufa, que elas são todas esfarrapadas.

Então, se você se identificar com esse texto, ou se conhecer alguém que se enquadre, mantenha-o à vista, pregue-o na geladeira, envie via e-mail ou carta-registrada e engaje-se nesta minha campanha pessoal: "Aventureiros, aventurai-vos, tirem a bunda do sofá e comecem a suar!"

1. Eu não tenho tempo! Ninguém tem tempo. O tempo não pertence a ninguém. Tempo a gente faz ou desfaz dentro das nossas cabeças. Se você é daqueles que passa horas por dia na frente do computador (gastando sua vista com joguinhos, visitando site de mulher pelada - ou homem pelado, porque ninguém tem nada a ver com isso - batendo papo com amigos que você nunca viu), assiste telenovela, fala horas ao telefone, faz nove refeições por dia... Se liga! Basta trocar esse tempo perdido por aventura. No final, você não vai se arrepender. Então, não me venha com ESSA desculpa!

2. Eu não tenho companhia! "Meus amigos não curtem aventura!" – essa é uma desculpa que ouço direto! Fácil de resolver – troque de amigos! Não é piada. Se você começar uma atividade de aventura (pedalar, escalar, caminhar, remar, por exemplo), vai conhecer gente diferente e acabar fazendo novos amigos. Quem sabe seus velhos companheiros de Internet, suas amigas de cerveja e pizza, não se animam e vão contigo descer um rio em um bote de rafting? Se as amigas insistirem, elas podem até levar a revista Caras dentro do bote.

3. Estou sem grana! Você já viu pedágio na curva de uma trilha? Já viu roleta flutuando num rio? E cobrador amarrado numa rocha? Eu ainda não. Aventura é uma das atividades mais baratas que existe, e quem disser o contrario merece dez chibatadas! Tem gente por aí que pensa que aventura é sinônimo de equipamento e para caminhar em volta de uma árvore o cara compra um GPS! Fique esperto! Com um tênis velho e uma mochila remendada você já pode virar o rei do trekking! Eu já vi gente correndo provas de aventura de tênis Bamba, já vi escalador fera de Ki-chute e já perdi muita corrida de MTB para ciclista com bike de supermercado!

4. Não sei por onde começar! Pelo começo, óbvio. Que tal começar perguntando a alguém do ramo? Que tal perguntar para mim? Ó eu aqui! Hoje em dia, com a Internet, ninguém tem o direito de dizer "eu não sabia!" – não sabia porque não quis saber! Nenhuma atividade básica de aventura exige diploma, babá, guarda-costas ou sei lá o que. Quem quiser estudar, ler profundamente a respeito, ótimo, aproveite a oportunidade, eu conheço uns livrinhos bem bacanas inclusive... Quem não puder ou não quiser, comece seguindo quem sabe. A maioria das trilhas, rochas, rios e matas pertencem a todos nós, são propriedade pública. E o que é propriedade particular normalmente está aberto a todos, com ou sem taxa de uso, é só pedir licença, abrir a porteira e entrar. Só não se esqueça de fechar a porteira depois, se não as vacas fogem...

5. Eu não tenho carro! Bom, se você quer fazer o Rally dos Sertões, então isso é um problema! Mas se você diz que não tem carro e, por isso, não faz trekking, não anda de bike ou não escala, então você nunca conheceu meu amigo Bill. O Bill é mountain biker das antigas, cinquentão, que nunca teve um carro na vida! Na verdade ele nunca comprou uma bicicleta! Ele sempre usou aquilo que os amigos emprestavam, ou cansavam de emprestar a acabavam dando de presente para ele. O cara tem um currículo com centenas de corridas de bike em todo lugar do mundo, sempre viajando de carona. Então, faça como meu amigo Bill, e se vire!

6. Minha namorada (ou namorado) não deixa! Já pensou em trocar de namorada ou namorado? Ou, menos radical, que tal encontrar soluções amigáveis e flexíveis? Minha mulher não pedala, por exemplo, enquanto eu pedalo até nos meus sonhos. Quando nós viajamos eu acordo bem cedo para pedalar, enquanto ela faz as coisas dela, pratica yoga, caminha, etc., eu volto antes do almoço e a gente passa o resto do dia juntos. Sem estresse. Se vamos a uma pousada, escolhemos sempre um lugar que agrade a ambos e mantemos o acordo inicial – as manhãs pertencem à bicicleta, as tardes e as noites ao casamento. O ideal é tentar incentivar o cônjuge a fazer aventura também, mas se não funcionar, basta os dois serem um pouco flexíveis para a aventura virar parte integrante do relacionamento. Ou isso ou entre num acordo: você entra com a botina nova e ele, ou ela, entra com a bunda velha!

7. Estou muito fora de forma! Em geral essa desculpa vem acompanhada de "eu não tenho tempo de treinar" ou "eu não tenho lugar para treinar perto da minha casa". Então, para completar, a pessoa liga a TV e faz mais um sanduíche de atum com geléia de morango. Em primeiro lugar, estar em forma não significa ter o corpo do Arnold Schwartznegger, nem correr uma maratona por semana. Caminhar ao ar-livre é um esporte de aventura que requer pouco preparo físico e qualquer um pode treinar andando pela cidade. Ah, vai dizer que você nunca pensou nisso? O Julio Fiadi, primeiro brasileiro a chegar caminhando o último grau de latitude nos dois pólos da Terra, treinava caminhando pelos bairros do Pacaembú, Perdizes e Sumaré, em São Paulo. E ele ainda arrastava dois pneus de carro amarrados à cintura, para simular o trenó que ele puxaria nos Pólo Norte e Sul! Você não acredita? Pergunte a qualquer cachorro de rua da Zona Oeste...

8. Preciso do equipamento ideal! O que você chama de "equipamento ideal"? Um veículo 4x4 Hummer? Um capacete espacial com visão noturna infravermelha, GPS, bússola digital e telefone via satélite acoplados? O teletransporter da Jornada nas Estrelas ? Bom, eu também quero tudo isso, mas, sinceramente, não preciso de nada disso! Pense nos escoteiros, que há décadas fazem todo tipo de aventura usando o equipamento mais básico que existe. No mundo inteiro escotismo é sinônimo de escola de aventura e o material que eles mais usam ainda é a lona! Nada de Gore-tex, Cordura-plus, fibra de carbono e sei lá mais o que! Quem pode ter o melhor, que tenha; quem não pode, vai fazer aventura do mesmo jeito... Só não vai sair tão bonito na foto.

9. Acho tudo muito perigoso! Se você mora na Suíça, em frente do lago de Genebra, então tudo é realmente muito perigoso fora do seu bairro. Mas se você vive no Brasil, então repense essa desculpa. Tem gente pegando dengue em Copacabana, sendo seqüestrado na Avenida Paulista, pisando em cocô de rato no Savassi, em Belo Horizonte! Então onde está o perigo? Eu acho mais perigoso atravessar uma rua sem semáforo do que escalar a Pedra do Baú; acho mais perigoso ficar preso dentro de um carro num engarrafamento do que dormir no mato; acho mais perigoso tomar chuva na cidade grande (que é ácida e tóxica) do que me jogar numa cachoeira. O perigo está em todo o lugar, mas o maior perigo é ficar trancado dentro de casa com medo.

10. Tenho preguiça! Ah, eu também! Todo mundo tem preguiça! Uns mais, outros demais! Mas sempre que percebo que a preguiça está ganhando o jogo, lembro do prazer que é subir uma montanha com a força das minhas pernas, chegar lá em cima e respirar o ar fresco e frio, olhar em torno e ver o mundo, sentir o cansaço dando espaço à satisfação, sentir orgulho por estar lá em cima e fazer parte de toda aquela grandeza. Depois eu sempre penso no que eu estaria fazendo se tivesse deixado a preguiça dar a palavra final... Dá vontade de rir!"

Peguei este texto emprestado do http://paulinhacambota.blogspot.com que tirou do cascavelbikers.blogspot.com (que foi retirado de: http://www.extremos.com.br/Blog/Guilherme-Cavallari/101222-10-Desculpas-esfarrapadas-para-nao-se-aventurar/ ), serve para passar para mais quantas pessoas vc querer... é muito bom este post....

Grande Abraço a todos... 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia do Desafio - 25 de maio de 2011 - Jesuítas-PR



25 de maio de 2011
O Dia do Desafio (25/5) é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio. Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física. O importante é não ficar parado. Encare o desafio e participe!

Em Jesuítas haverá varias atividades em todos cantos do município, fechando os trabalhos com o Passeio Ciclistico as 18:00 saindo de frente ao pavilhão de festas da Igreja Matriz.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

11ª COPA CIDADE CANÇÃO DE CICLISMO - 29/05/2011 - MARINGA-PR

Será realizada no dia 29 de Maio de 2011 e será valida pelo Ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo para todas as categorias do evento.

Local: Parque do Ingá
Retirada dos numerais: Dia 28/05/2011
Local: Sala de Reuniões da Prefeitura de Maringá.
Av. XV de Novembro, 701 Centro, das 18.00 às 20.00
horas.
Horário: Concentração a partir das 7:
00 da manhã, assinatura das súmulas até 30 minutos antes do horário de
largada.
* Os atletas deverão estar devidamente
uniformizados para assinatura de súmula.
Circuito: 3200 metros.
Atenção: Categoria Elite/Sub-23 somente
para atletas cadastrados e com a apresentação da carteirinha
CBC.  
Maiores Informações no Site:
http://www.bikeshowmaringa.com.br/?q=node/376

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alguns ajustes para melhorar o conforto na hota de pedalar.....

Se você já experimentou arriscar a dar uma “voltinha” um pouco mais longe e a bicicleta tornou-se um objeto totalmente desconfortável, e ainda na sua mente ocorrem os constantes pensamentos como: Ainda falta muito?O que estou fazendo aqui? Isso não é para mim... 

Verifique então alguns ajustes para sua Bike fique melhor ajustada a você...

POSIÇÃO DO SELIM


Posição do Selim

O selim da bicicleta deve estar totalmente horizontal em relação ao solo, pode-se até usar uma ferramenta de nível para aferir.

Isto é fundamental, pois se o selim está inclinado para frente, cansa demais os braços, provocando dores e se está inclinado para trás, causa irritação no ciático e até dormência nos órgãos genitais, pela má circulação causada pela posição.

ALTURA DO GUIDÃO


Altura do Guidão

O guidão deve ficar cerca de 4 cm mais baixo que a linha horizontal do selim. Procure usar um guidão com mais de 40cm de largura, pois um guidão estreito dificultará a sua respiração. Deve ser levada também em consideração a largura dos ombros do ciclista para determinar se o guidão deve ser maior ou menor na largura.

AJUSTE ENTRE O SELIM E O GUIDÃO


Ajuste entre o Selim e o Guidão

Para verificar a distância entre o selim e o guidão, usa-se o seguinte artifício alternativo: com o antebraço, formando um ângulo de 90 graus com o braço, toque com o cotovelo na ponta do selim e o dedo médio deve tocar o guidão onde este se une ao avanço. (o selim sempre paralelo ao solo)

Não atentar para esse detalhe e usar uma distância maior que a recomendada, as conseqüências são graves: dores na parte lombar e cervical da coluna vertebral, pois você pedalando mais estendido o que vai provocar uma lordose cervical para levantar a cabeça.

ALTURA DO SELIM


Altura do Selim

Coloque o pedivela para baixo, na posição totalmente vertical e sentado na sua bicicleta. O calcanhar da perna que estiver estendida deve to car no pedal (faça a medida calçando tênis ou sapatilha). Com isso, a sua perna deve estar formando um ângulo de 155 a 160 graus.

Pedalar fora da medida correta impede um bom desempenho da força a ser aplicada no pedal e ainda provoca dores nos joelhos provocando lesões nos meniscos.

Aplique a força correta nos pedais


Aplique a força correta nos Pedais

Para que se possa aplicar a força nos pedais de forma cor reta, é necessário que a ponta do selim esteja a 4 cm do centro da caixa central

Para as bicicletas usadas em contra-relógio e triatlon, a posição é mais avançada, o atleta apóia os cotovelos no guidão e segura no cliper mais a frente.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

CORRIDA DA INFANTARIA 2011 - 22 DE MAIO

 Braço Forte, Mão Amiga!
                                                                                                              


CORRIDA DA INFANTARIA 2011
REALIZAÇÃO: 33º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO
- DATA: 22 DE MAIO DE 2011 – 09:30H
- LOCAL: GINÁSIO CIRO NARDI – CASCAVEL/PR
DISTÂNCIAS
• 4,1 KM (FEMININO)
• 8,3 KM (MASCULINO)
CATEGORIAS – FAIXAS ETÁRIAS
CATEGORIA 4 KM: FEMININO
- Faixas Etárias: até 19 anos – 20/29 – 30/39 – 40/49 – 50+
CATEGORIAS 8 KM: CIVIL / MILITAR / RECRUTA (MASCULINO)
- CIVIL (Faixas Etárias: até 19 anos – 20/29 – 30/39 – 40/49 – 50+)
- MILITAR (Faixas Etárias: até 19 anos – 20/29 – 30/39 – 40/49 – 50+)
- RECRUTA
Obs: Para efeito das categorias, valerá a idade em 31/12/2011. Exemplo: Se o atleta optar pela categoria 20/29, e tem 29 anos no dia da prova, mas em 31/12/11 terá 30, pertence à categoria 30/39.
KIT ATLETA
• Camiseta;
• Revista SportLife;
• Medalha de Participação;
• Número de Peito;
• Alfinetes de Segurança;
• Chip de Cronometragem**.
** O Chip de Cronometragem deverá ser devolvido à organização ao final da prova.
Retirada do KIT ATLETA e do CHIP DE CRONOMETRAGEM:
• Dia: 21 de Maio de 2011 – das 10:00h as 18:00h.
• Local: a definir
Não será entregue Kit Atleta no dia da prova para atletas residentes em Cascavel, apenas em casos especiais, informados anteriormente através do e-mail contato@eliteeventos.com
Apenas atletas residentes em outras localidades será permitida a retirada do Kit Atleta no dia da prova.
Não serão aceitas inscrições na retirada do Kit Atleta.
CRONOMETRAGEM
Será utilizado sistema de Cronometragem Eletrônica (Chips).
Todos os participantes estarão tomando ciência da obrigatoriedade do uso e da devolução do chip no final da corrida e, caso isso não aconteça, será cobrada uma taxa de R$100,00.
O atleta que não devolver o chip não receberá a medalha de participação e será devidamente denunciado junto à empresa de cronometragem, impossibilitando-o de participar de eventos futuros.
PREMIAÇÃO
• Medalha de Participação para todos os atletas que concluírem a prova;
• Troféu para os 3 (três) primeiros colocados de cada faixa etária;
• Troféu para os 3 (três) primeiros colocados gerais de cada categoria (FEMININO / CIVIL / MILITAR / RECRUTA) + Bonificação em Dinheiro (1º Lugar: R$250,00 / 2º Lugar: R$150,00 / 3º Lugar: R$100,00.
* NÃO HAVERÁ BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO PARA AS FAIXAS ETÁRIAS, APENAS NO GERAL (FEMININO / CIVIL / MILITAR / RECRUTA).
INSCRIÇÕES
Inscrições Limitadas: 500 participantes (300 Militares / 200 Civis).
As inscrições poderão ser feitas até as 18:00h do dia 19/05 (Quinta-feira) ou quando o número máximo de inscritos for atingido.
FORMAS E LOCAIS DE INSCRIÇÃO:
- MILITAR/RECRUTA: Diretamente no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado
- CIVIL/FEMININO: Poderão ser realizadas através de Depósito ou Transferência Bancária.
Não serão aceitas inscrições para Civis no 33º BIMtz.
PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO (CIVIL / FEMININO):
Efetue o Depósito ou Transferência Bancária (Banco do Brasil, Agência nº 4638-8, Conta Corrente nº 7378-4, Favorecido: Rafael Feijó). Preencha corretamente e por completo as INFORMAÇÕES ABAIXO, e envie para o e-mail: contato@eliteeventos.com
INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO (enviar para o e-mail: contato@eliteeventos.com):
- NOME COMPLETO:
- DATA DE NASCIMENTO:
- SEXO:
- EQUIPE:
- CIDADE / ESTADO:
- TELEFONE:
- E-MAIL:
- CATEGORIA: (em caso de dúvida para preencher este item consulte o tópico Categorias)
- NOME DO DEPOSITANTE:
- DATA / HORA DO DEPÓSITO:
- NÚMERO DO RECIBO DE DEPÓSITO:
- VALOR DEPOSITADO:
Será enviado um e-mail de Confirmação de Inscrição no prazo de 48 horas após o recebimento das informações acima.
VALORES
• CIVIL (MASCULINO/FEMININO): R$20,00 (Vinte reais);
• MILITAR/RECRUTA: R$10,00 (Dez reais).
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (19/05):
• Encerramento das Inscrições (18:00h);
Sábado (21/05):
• 10h00 às 18h00 – Retirada do Kit Atleta e do Chip de Cronometragem;
Domingo (22/05):
• 09h30 – Largada;
MAIS INFORMAÇÕES
http://www.eliteeventos.com/
E-mail: contato@eliteeventos.com
Tel.: (41) 9809-1727 / (45) 9925-5443
Rafael Feijó

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Manobras radicais com uma Bike de Estrada...

Olha o que da pra fazer com uma Bike de Estrada.... claro que com UM pouco mais de talento que o normal..heheh... quem se aventura em tentar?   eu passo minha vez...rsrsr


Grande abraço a todos..


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Se cuide para não ter dores...





Você começa a se engraçar com uma quilometragem maior e umas dores aparecem para estragar seu barato. Pode ser a posição errada na bike, músculos desbalanceados ou apenas mais um aniversário. De qualquer forma, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar algumas dores.
Com novatos, o problema é geralmente um bike fit errado ou falta de uma ajustamento descente. Mas para quem anda regularmente, o motivo de dores que aparem do nada é o desgaste do equipamento básico, o corpo. Lembre-se, para cada idade temos um bike fit diferente.


Quadril
O que e por que: Pegar forte em marchas pesadas pode causar estragos ao seu quadril, assim como músculos travados e glúteos fracos.
O que fazer: Alivie a marcha e aumente a cadência para tirar a pressão dos quadris. Faça exercícios para fortalecer os glúteos. Use a yoga para se alongar, a posição do pombo onde uma perna dobra 90 graus na frente e a outra fica esticada atrás faz um trabalho legal para destravar seus músculos. (figura)

Joelhos
O que e por que: Dores nos joelhos é resultado de um posicionamento errado do selim e/ou da presilha no pedal, do pouco condicionamento muscular da lateral do glúteo e de forçar demais antes da hora, especialmente com a coroa maior do pedivela.
O que fazer: Geralmente, se dói na frente do joelho, o seu selim esta muito baixo. Dor atrás quer dizer muito alto. Fortaleça seus músculos laterais dos glúteos com exercícios de agachamento ou levantamento lateral de pernas. Alongue seu quadril e o ciático. Acerte a posição do selim usando um serviço de bike fit profissional se caso não souber como fazê-lo.

Pés
O que e por que: Pontos quentes, dor sob a bola do pé, dedos dormentes quando a pressão fica concentrada em uma parte da sola apertando os nervos contra os ossos. E alguns desses sintomas aparecem para ciclistas experientes que nunca tiveram problemas. Isto porque, com o tempo perdemos gorduras no pé que protegiam os nervos deixando-os mais expostos a pressão.
O que fazer: Para dormência, afrouxe o tênis ou sapatilha. Se já estiver frouxo, troque por um mais largo. Para queimação, tente outras posições para o clipe em relação à sapatilha, use solados mais duros ou tente pedais com plataformas maiores. Se você pedala muito, deve trocar de calçado regularmente, talvez uma vez ao ano.

Costas
O que e por que: Fadiga, desgastes relacionados à idade, um bike fit errado ou não feito e falta de condicionamento causam dores e tensão nas costas.
O que fazer: Faça exercícios para fortalecer as costas e abdômen. Alongue o ciático. Cheque seu bike fit pra ver se não há desequilíbrios que estejam forçando demais seu corpo. Tenha em mente que ao longo da vida seu posicionamento na bike vai mudando para compensar a flexibilidade que diminuí.

Mãos
O que e por que: Excesso de pressão nos nervos pode causar dormência, dedos formigando e dores no pulso. Posicionamento errado dos pulsos em ângulos extremos e peso demais sobre as mãos são outros fatores que causam problemas.
O que fazer: Use luvas acolchoadas. Segure o guidão deixando os pulsos em uma posição neutra, sem dobrar muito. Cheque seu selim para ver se a inclinação não esta te jogando muito a frente fazendo que seu peso seja suportado pelas mãos.

Pescoço
O que e por que: Guidão avançado causa tensão nos ombros e na parte superior das costas.
O que fazer: Quando você olha para a roda da frente com as mãos nas manoplas, o guidão deve obstruir sua visão do cubo. Tudo tem que estar em linha. E quando estiver pedalando, relaxe seus ombros.

Tornozelos
O que e por que: Dor na parte de trás do tornozelo é sintoma de tendinite no tendão de Aquiles. Isso vem de fazer muito antes da hora. Outro motivo é a presilha estar muito perto da ponta do pé, o que faz você pedalar na ponta dos dedos forçando o tendão.
O que fazer: Se for só incômodo, alongamentos usando um degrau devem resolver. Havendo dor, indica inflamação. Nesse caso, gelo e tratamento com antiinflamatórios podem ser necessários. Mas para tomar remédio, consulte o médico antes.
Fonte: ondepedalar.com e assisbikers.blogspot.com/

Achei muito interessante esta matéria que vi no blog  "assisbikers.blogspot.com/" e postei para vcs...

espero que gostaram...
 
grande abraço a todos...

Corrida em Sete Quedas - MT - 15 de Maio