quinta-feira, 16 de junho de 2011

NUNCA SAIA SEM UM BOM AQUECIMENTO ANTES!


Estamos numa época de temperaturas mais baixas, conseqüentemente a importância e o cuidado com o no início de uma sessão de treino torna-se ainda maior. O nosso organismo sofre diversas alterações mesmo antes de iniciar o exercício físico com o aumento da adrenalina, mobilização de substrato energético, aumento da freqüência cardíaca e respiratória dentre outras que, dependendo dos antecedentes e hábitos, resultarão em maior ou menor eficácia na produção de energia. Essa fase inicial é de fundamental importância para qualquer tipo de atividade física.
Para que essas adaptações iniciais sejam efetivas e não provoquem lesões, é recomendável que o início da atividade seja com intensidade leve. Movimentos bruscos e rápidos são contra-indicados nessa fase de ajustes. O aquecimento prepara o atleta fisiológica e até psicologicamente para um evento e pode reduzir as chances de lesão articular e muscular. O processo de aquecimento alonga os músculos e, portanto, permite alcançar maiores amplitudes articulares quando uma força é aplicada.
Nesta parte podemos realizar exercícios de alongamento, pedaladas em ritmo leve e exercícios articulares de amplitude. Nesse aquecimento os músculos específicos devem ser utilizados de forma a simular, por exemplo, se forem pedalar os exercícios com a bike também tem que fazer parte do aquecimento.
O aquecimento deve ser gradual e suficiente para aumentar a temperatura muscular e central, sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia. É claro que isso varia de pessoa para pessoa. Um bom aquecimento para um atleta profissional pode levar à exaustão uma pessoa que se exercita por lazer.
Pensem nisso, pois contribuirá com a melhoria do seu desempenho esportivo e principalmente com menor probabilidade de lesão. 
Fonte: http://www.professorheliosouza.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário