domingo, 31 de julho de 2011

Atleta Italiano pratica Racismo e é expulso do Tour do Rio

Coledan é expulso do Tour
Um caso isolado, mas infeliz, marcou o último dia do Tour do Rio. O italiano Marco Coledan (Trevigiani) foi expulso da competição depois de ser acusado de racismo. A discussão aconteceu entre Coledan e o brasileiro Renato Centenário (Clube DataRo de Ciclismo), durante a quarta etapa da competição.
Os dois estavam no pelotão quando ocorreu o desentendimento. Os italianos já haviam sido criticados pelos colombianos, mas a situação chegou ao extremo com Centenário. De acordo com Murilo Ferraz, companheiro do campeão da Volta de Goiás, o italiano utilizou as palavras “negro lazarento” contra o ciclista brasileiro. “Como eu corri na Itália no ano passado eu entendi o italiano e falei para ele que aqui no Brasil isso é racismo”, afirmou Ferraz.
Já Rafael Andriato (Petroli Firenze), que no último ano competiu com Coledan na Trevigiani, lamentou o ocorrido. “Desde a primeira etapa sempre teve alguma discussão, alguma briga entre os brasileiros e os italianos. Os brasileiros falavam que eles se mexiam muito no pelotão,mas isso é comum lá. Aqui a mentalidade é um pouco diferente, e as principais discussões aconteceram no momento de se posicionar na roda de alguém no grupo.”
“O que aconteceu com o Coledan, eu tenho certeza que não foi uma intenção de agredir o ciclista brasileiro. Eu não vi, pois estava em outro grupo. É a palavra de um contra o outro.”
A decisão de tirar o italiano da competição foi tomada por unanimidade pela organização do evento.
Por Leandro Bittar e Tadeu Matsunaga, para o site Prólogo/RevistaVO2

Reportagem da Globo News

Atleta Renato(DataRo) em entrevista apos a prova





Tour do Rio - 5º Etapa - Rio das Ostras / Rio de Janeiro - 176Km




segunda edição do Tour do Rio chegou ao fim, neste domingo (31), com um percurso de 176 km entre Rio das Ostras e Rio de Janeiro. A equipe EPM-Une confirmou o favoritismo e assegurou o título por equipes e no individual geral com Juan Suarez. O ciclista, de 26 anos, superou seus companheiros Jaime Castañeda e Edward Beltran, vestindo a camisa amarela em definitivo.
Suarez assumiu a liderança do Tour no primeiro estágio de montanha, na 3ª etapa com encerramento em Teresópolis. O bom trabalho dos sul-americanos garantiu seis colombianos entre os dez primeiros na classificação geral.
Entre as equipes, destaque para o time Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba. O time pindense teve motivos de sobra para festejar a performance na competição. Antonio Nascimento terminou em 5º no geral, além de vestir a camisa de “Rei da Montanha”, enquanto Magno Prado, vencedor da 4ª etapa, terminou com a camisa verde (classificação por pontos).
A última etapa foi vencida pelo norte-americano Eric Schildge (Jamis Sutter) depois de 3h49min23s de prova. Schildge ficou à frente do brasileiro Breno Sidoti (Pindamonhangaba) e Mirko Tedeschi (Petroli Firenze), segundo e terceiro respectivamente. Os três ciclistas fizeram parte de uma fuga com outros dois atletas: Magno Prado e Walter Ribeiro Jr (Padaria Real). O grupo de escapados cruzou a meta com 2min05s de vantagem para o pelotão.
Com o intuito de buscar a camisa verde, o time de Pindamonhangaba colocou dois ciclistas na fuga. Sidoti venceu a primeira meta-volante do dia, enquanto Prado garantiu as outras três metas-volante na etapa. Com 15 pontos assegurados, Magno superou a disputa com o argentino Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Sorocaba) e tornou-se líder na classificação por pontos.
Já Suarez e toda EPM-Une controlaram as ações no grupo elite e não tiveram maiores problemas para defender a liderança geral e por equipes. Mais um triunfo dos colombianos em solo brasileiro – em 2010 eles conquistaram as Voltas de Santa Catarina e Gravataí.




sexta-feira, 29 de julho de 2011

TOUR DO RIO 2011 – 3ª ETAPA (TRÊS RIOS – TERESÓPOLIS)120,3km

SUAREZ, Juan EPM - UNE COLÔMBIA

A equipe EPM UNE dominou os 3 primeiros lugares do pódio na etapa de 120,3km. Juan Suarez veste a camisa amarela de líder na classificação. Jaime Castaneda ficou em 2º e Edward Beltran em 3º.
“Estou me preparando desde janeiro para a prova. O terreno é parecido com a Colômbia, com bastante subidas. Meus companheiros me ajudaram a vencer. Agora vamos trabalhar para manter a boa colocação”, disse Suarez.
Renato Sebra (Dataro/Foz do Iguaçu), foi um dos principais nomes brazucas da etapa. O brasileiro assumiu a liderança do ranking de montanha e vestirá, neste sábado, a camisa branca de bolinhas vermelhas dada ao melhor atleta nas subidas.
“Vou fazer de tudo para tentar manter a camisa. A equipe fez um grande trabalho na serra. Os colombianos são muito fortes e estão com um bom ritmo, já que acabaram de competir a Volta da Colômbia”, disse Seabra, prevendo ainda mais dificuldade entre Teresópolis e Rio das Ostras, na quarta etapa do Tour do Rio. “Vai ser muito duro, não só pela quilometragem mas também pelo desnível”, prevê o atleta.
O camisa verde será o argentino Edgardo Simon(Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Sorocaba), vencedor da primeira etapa mas que caiu para a 13a posição no geral após o resultado de hoje. Rafael Andriato (Petroli Firenze), vencedor do trecho entre Volta Redonda e Três Rios, foi novamente o brasileiro mais bem colocado (sétimo lugar) e está em segundo lugar no geral.
“Estou muito satisfeito com a minha colocação, pois cheguei entre os montanhistas, que não é minha especialidade”, falou Adriato.

A equipe EPM – UNE faturou a 1ª etapa de montanha do Tour do Rio 2011. Com um trabalho muito bem feito, os colombianos encerraram com as 3 primeiras posições na 3ª etapa e surgem como os favoritos. Em 2010, a equipe ganhou a Volta de Santa Catarina e a Volta de Gravataí. Juan Suarez terminou no 1° lugar, seguido dos companheiros Jaima Castañeda e Edward Beltran. Suarez também se tornou o novo líder do Tour e pode fazer história ao conquistar mais um triunfo da EPM – UNE em território nacional.
O brasileiro Rafael Andriato (Petroli Firenze) e Antonio Nascimento (Pindamonhangaba) rivalizaram com os ciclistas colombianos na subida de 20km e 4% de inclinação, mas foram superados próximo ao topo da montanha que levava a Teresópolis. Edgardo Simon (Padaria Real) sofreu com o ritmo intenso desde o começo da prova, que foi marcada por inúmeros ataques desde os primeiros quilômetros. O argentino sobrou do grupo dos favoritos na metade da subida final, e ficou longe da luta pelo geral.
Simon, no entanto, assumiu a classificação por pontos e tornou-se o novo camisa verde. Na briga pela camisa de montanha, Renato Seabra (DataRo) superou Tonho e tornou-se o novo “Rei da Montanha.” Na 4ª etapa, o pelotão segue rumo a região de Rios das Ostras em mais uma etapa de alta montanha, com 197 km de percurso.
Por Leandro Bittar e Tadeu Matsunaga, para o site Prólogo / Revista VO2







Classificação da Etapa
1 SUAREZ, Juan             EPM - UNE COLÔMBIA                           02h53'16'' 10

2 CASTANEDA, Jaime      EPM - UNE COLÔMBIA                           02h53'38'' +00'22'' 6

3 BELTRAN, Edward*      EPM - UNE COLÔMBIA                           02h53'38'' +00'22'' 4

4 WREN, Tyler               JAMIS SUTTER HOME PRO CYCLING       02h53'38'' +00'22'' ...

5 DRISCOLL, James       JAMIS SUTTER HOME PRO CYCLING        02h53'38'' +00'22'' ...


Classificação Geral


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tour do Rio - Globo Esporte - Globo News -





Tour do Rio - 2ª Etapa - 161 km entre Volta Redonda e Três Rios

Rafael Andriato (Petroli Firenze)
O ciclista Rafael Andriato (Petroli Firenze) venceu a 2ª etapa do Tour do Rio 2011 – um percurso 161 km entre Volta Redonda e Três Rios. O resultado assegurou a primeira vitória de um brasileiro no Tour. Andriato também manteve a camisa verde e lidera a classificação por pontos. Ele superou no sprint final o argentino Edgardo Simon (Padaria Real), que manteve a camisa amarela. Roberto Pinheiro (Pindamonhangaba) ficou na terceira posição.
Andriato já havia deixado claro seu desejo de quebrar o tabu brasileiro no Rio de Janeiro. Com um grande desempenho na temporada, ele superou Simon – invertendo as posições da 1a etapa em Angra. Na classificação de montanha, Antonio Nascimento (Pinda) é o novo “Rei da Montanha.”
“No ano passado não estava tão bem, mas o ambiente e a visibilidade da prova motivaram meu retorno para buscar a vitória. Isso foi fundamental para o meu sucesso”. O pelotão não foi tão intenso e agressivo como na etapa de abertura. Uma fuga com Jean Silva (Americana) e Mauricio Frazer (MMR) abriu mais de 5 minutos para o grupo elite, porém, a cerca de 30 km da meta, com os italianos e colombianos ditando o ritmo do pelotão, a vantagem passou a cair.
Na última subida do dia, o grupo já era bastante seletivo. Pinda, Padaria Real, EPM-Une, Trevigiani e Petroli Firenze se revezam nos ataques. Magno Prado (Pinda) chegou a ameçar uma fuga, mas acabou neutralizado com a chegada sendo decidida no sprint. Nesta sexta-feira, o pelotão chega a cidade de Teresópolis na primeira etapa de montanha da competição. O duelo pelas camisas deve ser intenso, com as principais ameaças vindo dos colombianos, que já conquistaram o Tour de Santa Catarina e a Volta de Gravataí em 2010. Serão 22 km de subida com 4% de inclinação média.
Por Leandro Bittar e Tadeu Matsunaga, para o site Prólogo / Revista VO2
TOUR DO RIO 2011 – 2ª ETAPA: RIO DE JANEIRO – ANGRA DOS REIS
161,3 km
Velocidade Média: 39,66 km/h

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SEGUNDA ETAPA DO TOUR1 - Rafael Andriato - 4h04m02s6432
- Edgardo Simón (ARG) - 4h04m02s6763
- Roberto Pinheiro (BRA) - 4h04m02s7324
- Anibal Borrajo (ARG) - 4h04m02s7455
- Rodrigo Melo (BRA) - 4h04m02s9766
- Andrea Dal Col (ITA) - 4h04m03s0377
- Raphael Serpa (BRA) - 4h04m03s2638
- Geovane Andriato (BRA) - 4h04m03s4859
- Tiago Nardin (BRA) - 4h04m03s52910
- Jaime Castaneda (COL) - 4h04m03s551
Classificação da Etapa AQUI

Classificação Geral do Tour do Rio AQUI

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tour do Rio - 1ª Etapa




O Tour do Rio começou em grande estilo, com ataques e uma fuga que pode selar o destino da prova. O argentino Edgardo Simon (Padaria Real/Sorocaba) foi o mais rápido em um sprint com outros dez ciclistas – cinco deles colombianos – e é o primeiro líder da competição.
“Foi uma etapa complicada, principalmente por se tratar do início do Tour. Não sabemos quem está forte ou quem não está. Ainda não há previsão de quem assuma a responsabilidade de disputar a corrrida”, afirmou Simon.
“Saltei para a fuga junto com o Tonho, de Pinda, e éramos sete escapados. Os colombianos, no entanto, ditaram um ritmo forte na perseguição e nos alcançaram. A fuga não ficou tão boa com a presença deles. Já não era algo tão interessante. Não tive um companheiro de equipe comigo, mas conseguiu vencer”, emendou o argentino, que conquistou sua primeira vitória com o time de Sorocaba.
O grupo se formou após a meta de montanha, quando faltavam 40 km para a chegada, e abriu dois minutos de vantagem para o pelotão. Além de Simon e cinco colombianos, o primeiro grupo contou também com o brasileiro Rafael Andriato (Petroli-Firenze), Renato Seabra (DataRo), Antonio Nascimento (Funvic/Marcondes Cesar/Pinda) e dois ciclistas da Trevigiani, Andrei Nechita e Marco Coledan.
O pelotão sofreu muito com o forte calor e o ritmo intenso imposto pelos colombianos. Os atletas da EPM-UNE controlaram as fugas e selecionaram o grupo, que chegou todo quebrado na meta na avenida litorânea de Angra dos Reis.
A etapa repete o enredo de 2010, quando uma fuga com quatro ciclistas abriu uma vantagem suficiente para definir o pódio da competição, quatro etapas depois. Resta saber o impacto do grande número de colombianos entre os primeiros e se a mudança no traçado tornará as subidas realmente mais duras do que no último ano. Amanhã, no trajeto entre Volta Redonda e Três Rios, os velocistas terão uma nova chance para brigarem pela vitória, um dia antes da etapa-rainha, em Teresópolis.
TOUR DO RIO 2011 – RESULTADOS DA 1ª ETAPA
Confira a lista dos 10 primeiros colocados, com tempo de 3h12m25s:
1 - Edgardo Simon (Padaria Real)
2 - Rafael Andriato (Petroli Firenze)
3 - Marco Coledan (Trevigiani)
4 - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia)
5 - Andrei Nechita (Trevigiani)
6 - Antonio Nascimento (Funvic / Marcondes / Cesar / Pindamonhangaa)
7 - Juan Suarez (EPM-Une Colômbia)
8 - Robigzon Oyola (EPM-Une Colômbia)
9 - Renato Seabra (Clube DataRo de Ciclismo / Foz do Iguaçu)
10 - Edward Beltran (EPM-Une Colômbia)
Por Leandro Bittar e Tadeu Matsunaga, para o site Prólogo / Revista VO2

Percurso de Treino de Circuito da Equipe Pedal na Estrada - Jesuítas Pr

a

Rota de bicicleta 1143311 - powered by Bikemap 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Tour do Rio - 27 e 31 de Julho

A segunda edição do Tour do Rio, que em dois anos já é considerada o maior evento do gênero na America do Sul, será realizada entre os dias 27 e 31 de Julho. A competição percorrerá 800km, divididos em 5 etapas, pelas estradas do estado do Rio de Janeiro e visitará diversas cidades.
A competição participa do calendário internacional do ciclismo e vale pontos para o Ranking da UCI. O vencedor do Tour do Rio ganhará 40 pontos no Ranking. Essa competição será a última competição das Américas válida pela UCI, antes dos jogos olímpicos de Londres em 2012. Isso trouxe uma importância extra para a competição, tanto para equipes brasileiras como para equipes estrangeiras.
A pontuação na competição pode colocar classificar atletas para as olimpíadas. Portanto todos os ciclistas estarão dando o seu máximo para conseguir esses lugares nos jogos olímpicos. Outro fator que ajudará na motivação dos atletas é a premiação, no total serão R$200 mil.
O competição deve contar com 18 equipes, 10 nacionais e 8 estrangeiras.

As etapas

(clique nas imagens para aumentar)
1ª Etapa – Rio de Janeiro -> Angra dos Reis (149,9km)
2ª Etapa – Volta Redonda -> Três Rios (166km)
3ª Etapa – Três Rios -> Teresópolis (120,3km)
4ª Etapa – Teresópolis -> Rio das Ostras (197,6km)
5ª Etapa – Rio das Ostras -> Rio de Janeiro (183,9km)
Para mais informações acesse o Site oficial do Tour do Rio
FONTE: PRAQUEMPEDALA

video

domingo, 24 de julho de 2011

Toda a Classificação do Tour da França 2011

Classificações
21ª Etapa – Créteil – Paris Champs-Elysees (160km)
1 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad 2:27:02
2 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
3 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto
4 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo
5 Fabian Cancellara (Swi) Leopard Trek
6 Daniel Oss (Ita) Liquigas-Cannondale
7 Borut Bozic (Slo) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
8 Tomas Vaitkus (Ltu) Pro Team Astana
9 Gerald Ciolek (Ger) Quickstep Cycling Team
10 Jimmy Engoulvent (Fra) Saur – Sojasun
66 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team
147 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team RadioShack
Classificação por pontos
1 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad 334 pts
2 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team 272
3 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 236
4 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 208
5 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 195
6 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 192
7 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto 160
8 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo 127
9 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 105
10 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 105
Classificação da montanha
1 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 108 pts
2 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 98
3 Jelle Vanendert (Bel) Omega Pharma-Lotto 74
4 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 58
5 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 56
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 51
7 Jérémy Roy (Fra) FDJ 45
8 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 44
9 Maxim Iglinskiy (Kaz) Pro Team Astana 40
10 Johnny Hoogerland (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 40
Classificação da Juventude
1 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 86:23:05
2 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne 0:00:46
3 Jerome Coppel (Fra) Saur – Sojasun 0:07:53
4 Arnold Jeannesson (Fra) FDJ 0:10:37
5 Rob Ruijgh (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:22:21
6 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:32:05
7 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 0:50:05
8 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team 0:54:26
9 Cyril Gautier (Fra) Team Europcar 1:17:00
10 Andrey Zeits (Kaz) Pro Team Astana 1:21:05
Classificação Geral Completa
1 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 86:12:22
2 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 0:01:34
3 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:02:30
4 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 0:03:20
5 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:03:57
6 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:04:55
7 Damiano Cunego (Ita) Lampre – ISD 0:06:05
8 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:07:23
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:08:15
10 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 0:10:11
11 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:10:43
12 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne 0:11:29
13 Kevin De Weert (Bel) Quickstep Cycling Team 0:16:29
14 Jerome Coppel (Fra) Saur – Sojasun 0:18:36
15 Arnold Jeannesson (Fra) FDJ 0:21:20
16 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) Team RadioShack 0:26:23
17 Christian Vande Velde (USA) Team Garmin-Cervelo 0:27:12
18 Ryder Hesjedal (Can) Team Garmin-Cervelo 0:27:14
19 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad 0:28:54
20 Jelle Vanendert (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:32:41
21 Rob Ruijgh (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:33:04
22 Hubert Dupont (Fra) AG2R La Mondiale 0:36:54
23 Vladimir Gusev (Rus) Katusha Team 0:42:26
24 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:42:48
25 Gorka Verdugo Marcotegui (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:43:06
26 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale 0:46:23
27 Sandy Casar (Fra) FDJ 0:50:28
28 Vladimir Karpets (Rus) Katusha Team 0:52:25
29 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:53:16
30 Yuriy Trofimov (Rus) Katusha Team 0:56:46
31 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 1:00:48
32 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 1:03:58
33 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team 1:05:09
34 Egoi Martinez De Esteban (Spa) Euskaltel-Euskadi 1:08:28
35 Carlos Barredo Llamazales (Spa) Rabobank Cycling Team 1:12:58
36 David Arroyo Duran (Spa) Movistar Team 1:14:40
37 Chris Anker Sörensen (Den) Saxo Bank Sungard 1:14:42
38 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 1:14:51
39 Rémy Di Gregorio (Fra) Pro Team Astana 1:22:04
40 Julien El Fares (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 1:24:21
41 David Moncoutie (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 1:25:25
42 Sylvester Szmyd (Pol) Liquigas-Cannondale 1:25:37
43 Cyril Gautier (Fra) Team Europcar 1:27:43
44 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad 1:30:56
45 Andrey Zeits (Kaz) Pro Team Astana 1:31:48
46 Dries Devenyns (Bel) Quickstep Cycling Team 1:34:06
47 Yannick Talabardon (Fra) Saur – Sojasun 1:34:51
48 Xabier Zandio Echaide (Spa) Sky Procycling 1:35:18
49 Steve Morabito (Swi) BMC Racing Team 1:37:57
50 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 1:39:58
51 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale 1:43:47
52 Anthony Charteau (Fra) Team Europcar 1:43:49
53 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 1:44:39
54 Jérôme Pineau (Fra) Quickstep Cycling Team 1:44:41
55 Maxime Bouet (Fra) AG2R La Mondiale 1:44:45
56 George Hincapie (USA) BMC Racing Team 1:45:16
57 Luis Leon Sanchez Gil (Spa) Rabobank Cycling Team 1:46:09
58 Laurens Ten Dam (Ned) Rabobank Cycling Team 1:47:02
59 David Loosli (Swi) Lampre – ISD 1:51:08
60 Linus Gerdemann (Ger) Leopard Trek 1:51:19
61 Sylvain Chavanel (Fra) Quickstep Cycling Team 1:52:21
62 Daniel Navarro Garcia (Spa) Saxo Bank Sungard 1:53:22
63 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 1:54:11
64 Christian Knees (Ger) Sky Procycling 1:56:12
65 Amaël Moinard (Fra) BMC Racing Team 1:58:43
66 Gorka Izagirre Insausti (Spa) Euskaltel-Euskadi 1:59:47
67 Jens Voigt (Ger) Leopard Trek 1:59:56
68 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 2:03:15
69 Maciej Paterski (Pol) Liquigas-Cannondale 2:03:56
70 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 2:06:35
71 Grischa Niermann (Ger) Rabobank Cycling Team 2:07:26
72 Richie Porte (Aus) Saxo Bank Sungard 2:09:24
73 Egor Silin (Rus) Katusha Team 2:10:05
74 Johnny Hoogerland (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 2:11:51
75 Ruben Perez Moreno (Spa) Euskaltel-Euskadi 2:12:28
76 David Millar (GBr) Team Garmin-Cervelo 2:14:56
77 Gianni Meersman (Bel) FDJ 2:17:27
78 Stuart O’Grady (Aus) Leopard Trek 2:17:58
79 Tony Gallopin (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 2:18:19
80 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team 2:22:54
81 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team RadioShack 2:24:29
82 Tejay Van Garderen (USA) HTC-Highroad 2:25:49
83 Ivan Santaromita (Ita) BMC Racing Team 2:27:12
84 Markel Irizar Aranburu (Spa) Team RadioShack 2:27:13
85 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto 2:27:28
86 Jérémy Roy (Fra) FDJ 2:28:27
87 Kristijan Koren (Slo) Liquigas-Cannondale 2:29:24
88 Imanol Erviti Ollo (Spa) Movistar Team 2:29:47
89 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 2:30:09
90 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 2:31:34
91 Adriano Malori (Ita) Lampre – ISD 2:31:47
92 Jesús Hernandez Blazquez (Spa) Saxo Bank Sungard 2:32:00
93 Matteo Bono (Ita) Lampre – ISD 2:35:45
94 Alan Perez Lezaun (Spa) Euskaltel-Euskadi 2:36:14
95 Nicki Sörensen (Den) Saxo Bank Sungard 2:36:26
96 Simon Gerrans (Aus) Sky Procycling 2:37:25
97 Jonathan Hivert (Fra) Saur – Sojasun 2:37:37
98 Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Sky Procycling 2:41:04
99 Maarten Tjallingii (Ned) Rabobank Cycling Team 2:41:41
100 Daniel Oss (Ita) Liquigas-Cannondale 2:47:07
101 Anthony Roux (Fra) FDJ 2:47:49
102 José Ivan Gutierrez Palacios (Spa) Movistar Team 2:49:23
103 Michael Schär (Swi) BMC Racing Team 2:49:37
104 Arthur Vichot (Fra) FDJ 2:49:49
105 Maxim Iglinskiy (Kaz) Pro Team Astana 2:53:50
106 Dmitriy Fofonov (Kaz) Pro Team Astana 2:53:59
107 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre – ISD 2:54:20
108 Joost Posthuma (Ned) Leopard Trek 2:55:25
109 Danilo Hondo (Ger) Lampre – ISD 3:00:00
110 Sébastien Minard (Fra) AG2R La Mondiale 3:00:04
111 Sébastien Hinault (Fra) AG2R La Mondiale 3:00:44
112 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 3:00:59
113 Sebastian Lang (Ger) Omega Pharma-Lotto 3:01:51
114 Brent Bookwalter (USA) BMC Racing Team 3:03:47
115 Manuel Quinziato (Ita) BMC Racing Team 3:04:47
116 Benjamin Noval Gonzalez (Spa) Saxo Bank Sungard 3:06:29
117 Blel Kadri (Fra) AG2R La Mondiale 3:07:07
118 Tristan Valentin (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 3:07:10
119 Fabian Cancellara (Swi) Leopard Trek 3:07:31
120 Sébastien Turgot (Fra) Team Europcar 3:08:34
121 Leonardo Fabio Duque (Col) Cofidis, Le Credit En Ligne 3:08:41
122 Laurent Mangel (Fra) Saur – Sojasun 3:10:19
123 Matteo Tosatto (Ita) Saxo Bank Sungard 3:10:36
124 Fabrice Jeandesboz (Fra) Saur – Sojasun 3:11:47
125 Brian Vandborg (Den) Saxo Bank Sungard 3:13:43
126 Paolo Longo Borghini (Ita) Liquigas-Cannondale 3:13:44
127 Grega Bole (Slo) Lampre – ISD 3:14:15
128 Lieuwe Westra (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
129 Dmitriy Muravyev (Kaz) Team RadioShack 3:14:29
130 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad 3:15:05
131 Mickaël Buffaz (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 3:15:12
132 Mickaël Delage (Fra) FDJ 3:15:39
133 Alessandro Vanotti (Ita) Liquigas-Cannondale 3:16:00
134 Niki Terpstra (Ned) Quickstep Cycling Team 3:16:38
135 Anthony Delaplace (Fra) Saur – Sojasun 3:16:58
136 Borut Bozic (Slo) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 3:17:11
137 Ben Swift (GBr) Sky Procycling 3:18:07
138 Jérémie Galland (Fra) Saur – Sojasun 3:19:46
139 Francisco José Ventoso Alberdi (Spa) Movistar Team 3:20:02
140 Tomas Vaitkus (Ltu) Pro Team Astana 3:20:07
141 Marcel Sieberg (Ger) Omega Pharma-Lotto 3:21:39
142 Matthew Harley Goss (Aus) HTC-Highroad 3:22:32
143 Maciej Bodnar (Pol) Liquigas-Cannondale 3:23:30
144 Andriy Grivko (Ukr) Pro Team Astana 3:26:22
145 Julian Dean (NZl) Team Garmin-Cervelo 3:28:00
146 Addy Engels (Ned) Quickstep Cycling Team 3:29:04
147 Mikhail Ignatyev (Rus) Katusha Team 3:29:07
148 Arnaud Coyot (Fra) Saur – Sojasun 3:29:20
149 Pablo Urtasun Perez (Spa) Euskaltel-Euskadi 3:30:17
150 Gerald Ciolek (Ger) Quickstep Cycling Team 3:30:22
151 Perrig Quemeneur (Fra) Team Europcar 3:30:35
152 Romain Zingle (Bel) Cofidis, Le Credit En Ligne 3:31:30
153 Denys Kostyuk (Ukr) Lampre – ISD 3:31:42
154 Lars Ytting Bak (Den) HTC-Highroad 3:33:25
155 Vincent Jerome (Fra) Team Europcar 3:34:37
156 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto 3:35:04
157 Ramunas Navardauskas (Ltu) Team Garmin-Cervelo 3:36:53
158 Yohann Gene (Fra) Team Europcar 3:38:13
159 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo 3:38:32
160 Jimmy Engoulvent (Fra) Saur – Sojasun 3:38:34
161 Bernhard Eisel (Aut) HTC-Highroad 3:39:56
162 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne 3:43:17
163 Mark Renshaw (Aus) HTC-Highroad 3:44:00
164 Marcus Burghardt (Ger) BMC Racing Team 3:44:08
165 Danny Pate (USA) HTC-Highroad 3:45:26
166 Andrey Amador Bakkazakova (CRc) Movistar Team 3:54:35
167 Fabio Sabatini (Ita) Liquigas-Cannondale 3:57:43

Tour da França - 21ª Etapa - Créteil / Paris Champs-Élysées - 95 km

Resultados  final da etapa 21
141EVANS CadelBMC RACING TEAM86h 12' 22"
171CAVENDISH MarkHTC - HIGHROAD334 ptos
21SANCHEZ SamuelEUSKALTEL - EUSKADI108 ptos
188ROLLAND PierreTEAM EUROPCAR86h 23' 05"
TEAM GARMIN - CERVELO258h 18' 49"

A grande festa final

A última etapa do Tour de France é um passeio para comemorar o título do Camisa Amarela. O pelotão saiu da cidade de Cretéil bem devagar, com todos conversando e passeando. Todas as equipes seguem um acordo de cavalheiros, no qual ninguém ataca nem tenta uma fuga antes de entrarem em Paris.
Quando o pelotão chegou ao circuito em Paris, no qual dão 8 voltas, na primeira volta a equipe BMC de Cadel Evans (Camisa Amarela), fez uma volta de homenagem ao seu atleta e depois o pau começou a cantar!!!

O míssil britânico leva mais uma!

Uma fuga se formou logo na segunda volta do percurso. A fuga se manteve a frente do pelotão até faltarem 2km para o final da etapa. Quando a fuga foi neutralizada a HTC-Highroad, equipe de Cavendish, tomou a ponta do pelotão e começou a forte embalada, a mais de 70km/h, para o sprint.
Pelo terceiro ano seguido, Mark Cavendish superou todo mundo no sprint final. Após um trabalho incrível de sua equipe HTC-Highroad, faltando 200 metros Cavendish sprintou com Boasson Hagen (Sky) em sua roda, mas ninguém conseguiu colocar nem de lado. O britânico cruzou a linha de chegada mais de uma bicicleta na frente do segundo colocado.
Essa foi a primeira vez que Cavendish conseguiu vencer a disputa pela Camisa Verde. Essa foi a 20ª vitória de sua carreira em etapas do Tour de France.

A coroação do grande campeão.

No centro da famosa Champs-Elysées, no grande pódio montado para coroar os vencedores do Tour. Cadel Evans subiu no lugar mais alto do pódio, vestido com a cobiçada Camisa Amarela e segurou sua taça de campeão do Tour de France de 2011. Os irmãos Schleck, Andy e Frank, ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.
FONTE: PRAQUEMPEDALA

Classificação da Etapa
CategoríaCorredorDorsalEquipeTemposDiferenças
1.CAVENDISH Mark171HTC - HIGHROAD2h 27' 02"
2.HAGEN Edvald Boasson114SKY PROCYCLING2h 27' 02"+ 00' 00"
3.GREIPEL André33OMEGA PHARMA - LOTTO2h 27' 02"+ 00' 00"
4.FARRAR Tyler54TEAM GARMIN - CERVELO2h 27' 02"+ 00' 00"
5.CANCELLARA Fabian12TEAM LEOPARD-TREK2h 27' 02"+ 00' 00"
6.OSS Daniel95LIQUIGAS-CANNONDALE2h 27' 02"+ 00' 00"
7.BOZIC Borut202VACANSOLEIL-DCM2h 27' 02"+ 00' 00"
8.VAITKUS Tomas68PRO TEAM ASTANA2h 27' 02"+ 00' 00"
9.CIOLEK Gerald123QUICK STEP CYCLING TEAM2h 27' 02"+ 00' 00"
10.ENGOULVENT Jimmy214SAUR-SOJASUN2h 27' 02"+ 00' 00"
Classificação Geral do Tour
CategoríaCorredorDorsalEquipeTemposDiferenças
1.EVANS Cadel141BMC RACING TEAM86h 12' 22"
2.SCHLECK Andy11TEAM LEOPARD-TREK86h 13' 56"+ 01' 34"
3.SCHLECK Frank18TEAM LEOPARD-TREK86h 14' 52"+ 02' 30"
4.VOECKLER Thomas181TEAM EUROPCAR86h 15' 42"+ 03' 20"
5.CONTADOR Alberto1SAXO BANK SUNGARD86h 16' 19"+ 03' 57"
6.SANCHEZ Samuel21EUSKALTEL - EUSKADI86h 17' 17"+ 04' 55"
7.CUNEGO Damiano161LAMPRE - ISD86h 18' 27"+ 06' 05"
8.BASSO Ivan91LIQUIGAS-CANNONDALE86h 19' 45"+ 07' 23"
9.DANIELSON Tom52TEAM GARMIN - CERVELO86h 20' 37"+ 08' 15"
10.PERAUD Jean-Christophe108AG2R LA MONDIALE86h 22' 33"+ 10' 11"

 
VIDEO